O artigo publicado, é um relato de caso referente a uma fratura do cubóide rara denominada Nutcraker Fracture ( fratura do “quebra nozes” ).

A pesquisa envolve uma criança do sexo femino de 9 anos que chegou à emergência do Departamento de Ortopedia, Escola de Medicina Santa Casa

de Misericórdia de Vitória, relatando dor intensa e incapacidade de suportar peso em seu pé esquerdo, após um colega cair sobre o mesmo.

Estudos de imagem confirmaram uma fratura do cubóide , devido à compressão da coluna lateral do pé, por mecanismo de hiperabdução (também conhecido como fratura do quebra-nozes). Em virtude de grave afundamento articular do cubóide em sua face articular com o calcâneo, levou a um encurtamento da coluna lateral do pé. O paciente foi tratado de forma cirúrgica, com redução direta da fratura por compressão e fixação definitiva com 3 Fios de Kirschner.

A fratura do osso cubóide (fratura do “quebra nozes”) é rara em crianças e adolescentes e possíveis consequências podem ocorrer se não for diagnosticado corretamente e adequadamente tratada. A literatura sobre este tipo de fratura é escassa, junto com informações sobre opções de tratamento e resultados no seguimento de médio e longo prazo.

Descrevemos este caso e revisamos a literatura sobre este tópico em particular. O artigo na íntegra foi publicado no BMJ case report, com suas imagens pré operatórias e pós operatória e revisão da literatura.

Sassine TJ, et al. BMJ Case Rep 2021;14:e240441. doi:10.1136/bcr-2020-240441

Link de acesso: https://casereports.bmj.com/content/14/2/e240441