A utilização de aplicativos (software) médicos em dispositivos móveis desempenha papel importante ao dar apoio aos serviços de saúde, permitindo maior agilidade, desde o processo de coleta dos dados até o auxílio na tomada de decisões médicas.

Entende-se que a criação de um manual, com orientações para realizar o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, compatíveis com as plataformas Android e/ou iOS, pode estimular a geração e a transformação de ideias inovadoras para diversos problemas da área médica.

Gyoguevara Patriota é médico ortopedista, com especialização em cirurgia do ombro e cotovelo, e aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física. Ele desenvolveu um manual em formato de e-book com todas as etapas necessárias para criar e validar um aplicativo/software médico.

O mestrando sugere 12 etapas sequenciais para o adequado desenvolvimento de um aplicativo médico, evitando erros ou gastos desnecessários (em anexo PDF).

A primeira etapa consiste na criação de um projeto e submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (com ou sem envolvimento de humanos/seres vivos). Na segunda etapa, define-se a metodologia mais adequada ao projeto. A definição da empresa, que desenvolverá o aplicativo médico e as especificações como design e a análise de sistemas, ocorre na terceira etapa. Na etapa seguinte, é definido o tipo de desenvolvedor do App (nativo x multiplataforma). Na quinta etapa, são especificados pontos relevantes para a criação de um site administrativo (item opcional, porém fortemente recomendado). Após essas etapas iniciais, em conjunto com a equipe especializada, deve ser definida a linguagem do programa mais adequada à ideia do App. A Sétima etapa consiste na criação de uma logomarca / marca compatível com o programa e suas funções para que alcance e seja lembrado por seu público-alvo. A oitava e nona etapa possuem maior enfoque no sigilo e na segurança da coleta e do armazenamento dos dados (nuvem e normatização da LGPD). Na décima etapa, o App é disponibilizado nas plataformas de downloads para os testes iniciais de correção de erros e ajustes. Para o desenvolvimento da penúltima etapa, registro no INPI, é necessário o resumo digital hash, após a publicação inicial nas plataformas de downloads. Na décima segunda etapa, última etapa são realizados os testes de usabilidade no aplicativo (validação).

Esta pesquisa diferencia-se da maioria dos estudos, relacionados a este tema, por apresentar, de maneira pragmática, desde o planejamento e desenvolvimento do App até orientações para usar questionários para avaliar a usabilidade de softwares na prática médica pelo usuário.

Por meio do manual, o desenvolvimento de um App, por médicos, está padronizado em etapas fundamentais, evitando erros e permitindo o fácil manuseio pelos usuários.

O manual é um dos produtos técnicos do mestrado profissional de Gyoguevara Patriota. A sua dissertação será por videoconferência e está programada para o dia 03 de Dezembro de 2021, às 09:30h, sob orientação e coorientação do Dr Paulo Santoro Belangero e Dr Luiz Marcelo Bastos Leite, respectivamente. A banca será composta por Dra. Carina Cohen Grynbaum, Dr. Gustavo Gonçalves Arliani e Dr. Willian Dias Belangero

Link de acesso: