Área de Concentração - MEDICINA ESPORTIVA

Descrição: Esta área de concentração inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.
Trabalha com o objetivo de avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática desta atividade, sendo estes atletas de alto nível ou pessoas não atletas, que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar sua saúde e sua qualidade de vida.

 

AFECÇÕES ORTOPÉDICAS NOS ESPORTES

Descrição: A mortalidade mundial por doenças crônico-degenerativas, como consequência da adoção de estilo de vida, e caracterizado pelo aumento do sedentarismo, do estresse e de maus hábitos nutricionais, com maior longevidade populacional alcançada atualmente, e um dos principais temas discutidos na área de Medicina Esportiva. Nas últimas décadas, tem sido constantemente demonstrado que a prática regular de esportes ou de exercícios físicos tem um efeito positivo no bem-estar e na saúde em geral. No entanto, a atividade física ou esportiva também está associada ao risco de lesões e sequelas.
Afecções musculoesqueléticas são consideradas a causa mais comum de dor prolongada e de incapacidade física, afetando todas as faixas etárias e gêneros e todas as classes sociodemográficas.
As diversas atividades e modalidades esportivas serão avaliadas, observados quanto ao gesto esportivo e o tipo de lesões ocorridas nos atletas profissionais e recreacionais e o comprometimento dessas atividades físicas. Serão propostos táticas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para as diversas afecções ocorridas na prática do esporte e da atividade física.
As afecções ortopédicas provocadas pela atividade física de alto impacto ou que estejam mal orientadas serão relacionados aos estudos de promoção, prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida do atleta e para-atleta profissional e amador.

PROMOÇÃO DE SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Descrição: As afecções crônico-degenerativas tem no sedentarismo um fator de risco elevado, e evidências mostram que a inatividade física aumenta a possibilidade dessas condições adversas de saúde, incluindo as doenças coronárias, diabetes tipo 2, câncer de mama e de cólon o que encurta a expectativa de vida.
A população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava ha 100 anos, afetando aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e dislipidemia. Assim, vemos como a inatividade física e assunto de saúde pública.
Há consenso na literatura em que a prática de hábitos de vida mais saudáveis, incluindo a prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada, contribui para redução significativa dos fatores de risco cardiovascular e aqueles relacionados ao sistema musculoesquelético. Além disso, o exercício físico pode modificar a ação de substâncias químicas associadas ao estado de ânimo e transmissão neural, contribuindo para diminuição de depressão e ansiedade e melhora do foco de atenção, o que de forma geral, tem melhora na qualidade de vida.
Investiga as implicações da atividade física na promoção, prevenção e manutenção da saúde e da qualidade de vida do atleta profissional e amador; investiga os componentes do desempenho esportivo visando a melhora do rendimento; propõe desenvolvimento de métodos e técnicas para pesquisas e intervenções em atividades física e na saúde.